segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Os vampiros modernos.

Não, não é mais um post sobre vampiros. Apesar de ser admirado e fã de algumas obras sobre vampiros, não é sobre essa literatura que irei falar hoje. E sim sobre os vampiros modernos. Não, também não é sobre esses seres românticos dotados de encantos que nos fascinam nas telas. Não mesmo!Estou falando dos vampiros relacionais, e como eu sou estudante de psicologia e estudiosa assídua de mitos, resolvi postar sobre isso. Não me venha com o "WTF?" Como diz o título do brUÓgui, é o que vier a minha mente.

Em todas as histórias de vampiros, há uma renascença na qual esse ser deixa de ser humano pra se tornar um ser imortal, mais forte, sedutor e pronto para sugar o sangue da vítima. Esse ato de sugar o sangue da vítima pode ser representado como a sucção da força vital, afinal sangue é vida. Esses seres andam entre nós, não estou dizendo no espectro sobrenatural, mas sim na questão mais humana, relacional. Os vampiros psíquicos estão por aí, prontos para nos sugar, nos envolver, seduzir e levar a vítima a exaustão total.

Não é incomum encontrar uma relação vampírica, na qual você dá tudo para aquela pessoa, se entrega e chega um momento que não há mais o que dar. Não se engane, todos nós temos vampiros no interior, alguns adormecidos e inconscientes, outros cientes e fortalecidos. No reflexo vemos puro encantamento e fascínio dentro dessa relação, mas quando paramos para avaliar as consequências há sempre um dispêndio de energia.  Interessante não é?

Penso que em cada relação, seja amizade ou amor, ou os dois juntos, não devemos exigir demais querendo sugar o outro. Apenas aproveitar o que aquela pessoa pode oferecer, pra não afastá-la mais ainda de você. É claro que existem sentimentos envolvendo, é claro que ás vezes é difícil se separar e realmente agir com a razão, porém é necessário. A melhor relação não é aquela em que há um doar constante, e sim aquela em que há um compartilhar constante, aproveitando o espaço curto de tempo com aquela pessoa.

É importante pra refletir sobre nós mesmos e nossa relação com o mundo, como tratamos os outros? Somos passivos, somos vítimas da nossa própria realidade, somos vampiros, somos o que afinal ?

Nenhum comentário:

Postar um comentário